Plantio a lanço:
O sistema de plantio (semeadura) a lanço é o mais utilizado entre os pecuaristas brasileiros. Este tipo de semeadura é feito normalmente com equipamentos de distribuição de calcário.
A preocupação neste sistema é fazer com que ele seja homogêneo, para não haver falhas de emergência na área. Após o plantio, é necessário passar um rolo compactador para uma leve incorporação das sementes, fazendo com que elas tenham maior contato com o solo e maior absorção de umidade.
Plantio com matraca ou manual:
Trata-se de um plantio realizado com um equipamento utilizado há muitos anos para semeadura “manual”, onde a operação de semeadura é feita por uma pessoa e a distribuição das sementes é feita de “cova em cova”. É um sistema muito utilizado em áreas com alto declive e de difícil acesso com maquinas. Este tipo de semeadura é feito com espaçamento de aproximadamente 50 cm entre linhas e 20 cm entre covas. É necessário lembrar que, ao optar por plantio com matraca, é necessário soldar uma chapa horizontal distante 2 cm da “boca” para evitar o aprofundamento excessivo das sementes.
Plantio mecanizado ou em linha:
Neste sistema é possível utilizar várias máquinas para fazer o plantio, como a semeadeira, a “plantadeira” de cereais, entre outras. Este método é bastante utilizado, pois a regulagem do equipamento permite maior precisão na distribuição da semente. O espaçamento deve ser de 60 cm entre linhas e profundidade de, no máximo, 2 cm para as Brachiarias e 1 cm para os Panicums.
Se, após o plantio, as sementes não forem devidamente incorporadas ao solo (ficando expostas), utilize grade niveladora fechada (onde os discos fiquem em posição paralela) somente para efetuar uma leve cobertura ou faça uma compactação com rolo compactador.
Fatores que comprometem o plantio
Para uma pastagem de qualidade e bom desenvolvimento da planta forrageira.
Conheça os procedimentos de preparo do solo e como realizá-los.
Saiba os fatores mais importantes para a obtenção de pastagens de alta produção.
Saiba quais situações podem influenciar diretamente na qualidade da pastagem.