Solo

  • 01/03/2016
  • Preparo do solo



Para que uma planta forrageira tenha um bom desenvolvimento, o solo é uma das partes fundamentais, uma vez que a fertilidade e a textura do solo é um fator importante para a obtenção de pastagens de alta produção.

A importância do solo:

Cada espécie tem determinadas exigências em relação à fertilidade do solo. Temos forrageiras que se dividem em plantas exigentes, medianamente exigentes e pouco exigentes quanto à fertilidade do solo.

Sendo assim, para que haja uma exploração racional de forrageiras, deve-se optar por uma espécie que ofereça melhores condições de produção de massa aliadas à produção de proteínas e que tenha uma melhor adaptação às condições de solo da área a ser formada, atentando-se também ao fato de que a manutenção da fertilidade do solo, através da adubação, é de grande importância para a longevidade da pastagem.

As características físicas do solo são também importantes na escolha da forrageira.

A textura, a estrutura e a profundidade do solo desempenham papel fundamental para a seleção das espécies, pois existem espécies de forrageiras que se adaptam melhor a solos rasos e outras que se adaptam melhor em solos profundos, assim como algumas espécies toleram solos mal drenados e outras não se adaptam a solos com alta incidência de umidade.

Categorias

Últimas

  • Análise de solo

    Para uma pastagem de qualidade e bom desenvolvimento da planta forrageira.

  • Calagem e adubação

    Conheça os procedimentos de preparo do solo e como realizá-los.

  • Clima

    Saiba quais situações podem influenciar diretamente na qualidade da pastagem.

  • Preparo de solo

    Cuidados a serem tomados durante o processo para o sucesso da pastagem.