Quanto plantar?

  • 01/03/2016
  • Otimização da pastagem



A quantidade de sementes utilizadas para o plantio depende diretamente do Valor Cultural (VC), que é o índice que indica a qualidade da semente. Ele fornece a idéia percentual da quantidade de sementes que germinarão em condições de campo.

Seu cálculo é feito multiplicando-se a porcentagem de pureza (P%) – que indica a quantidade de sementes puras existentes em um saco de sementes – pela porcentagem de germinação (G%) – que indica a porcentagem de sementes puras, que estão aptas a germinar. Após isso, divide-se o resultado por 100.

Quantidade correta

  • Sementes Puras: são as sementes pertencentes à espécie, variedade ou cultivar indicados pelo produtor de semente. São as sementes maduras e não danificadas.
  • Germinação: A porcentagem de germinação é determinada utilizando-se as sementes puras obtidas na análise de pureza. Refere-se à capacidade da semente em dar origem a uma plântula normal sob condições ideais. Assim, a porcentagem de germinação frequentemente não se correlaciona com a emergência no campo, pois as condições do clima e solo nem sempre são favoráveis.
  • Material Inerte: tudo que acompanha o lote e não é semente (terra e sementes “chochas”, gluma, pedaços de madeira, ramos, etc.). A presença do material inerte em sementes de forrageiras tem como principal função facilitar a distribuição da semente no local da formação da pastagem. A quantidade de semente a ser utilizada por hectare depende de cálculos complexos envolvendo peso de 1000 sementes, potencial germinativo, espaçamento, número de plantas por metro, etc. Na prática, o emprego de certas “constantes” facilita muito o cálculo da quantidade de sementes/ha a serem utilizadas na semeadura.

Para as Brachiarias, o fator constante médio 480 tem sido utilizado com bons resultados. Já para sementes de espécies de Panicum, utiliza-se o fator constante 360, na maioria das vezes. Assim, para se calcular a quantidade a ser semeada de cada variedade, basta dividirmos este fator constante pelo V.C (valor cultural) da semente.

 

Categorias

Últimas

  • Análise de solo

    Para uma pastagem de qualidade e bom desenvolvimento da planta forrageira.

  • Calagem e adubação

    Conheça os procedimentos de preparo do solo e como realizá-los.

  • Solo

    Saiba os fatores mais importantes para a obtenção de pastagens de alta produção.

  • Clima

    Saiba quais situações podem influenciar diretamente na qualidade da pastagem.